Apenas o grito a assistir à sua extinção.

Wednesday, October 18, 2006

Massagem Thai Yoga


dança a dois
"A Massagem Thai é uma das mais antigas artes de cura da medicina tradicional Tailandesa (juntamente com a fitoterapia e as práticas espirituais budistas). Também conhecida como Nuad Phaen Boran (massagem antiga e sagrada que cura). o Fundados de sua técnica é considerado médico cirurgião indiano na arte antiga de cura ayurveda, de nome Jivaka Kumar Buccha (ou Dr. Shivago Komarpaj na Tailândia) - considerado médico pessoal do Buddha e reconhecido yogi à 2500 anos atrás. ´
Esta, é uma massagem de corpo inteiro, feita no chão, abrangendo movimentos rítmicos, pressão palmar e pressão polegar ao longo das linhas Sem (linhas de energia equivalentes aos meridianos da medicina chinesa), estiramentos suaves e utilização consciente da respiração. O terapeuta utiliza as suas mãos, pés, braços e pernas, para guiar o paciente em várias posições de yoga (daí o nome Thai-Yoga). Esta combinação de movimentos cria uma "dança" lenta e fluida à volta do corpo do paciente. A massagem Thai é uma arte de cura que merece todo o respeito e que tem vindo a ganhar terreno, tornando-se cada vez mais popular no ocidente devido à sua abordagem meditativa e à aplicação dos seus conhecidos benefícios do Yoga.

Energias em movimento

"Trabalhar" as linhas de energia é a base da massagem Thai, sendo que esta se baseia na força vital intrínseca (prana ou chi) que circula no nosso corpo. Para restituir e aumentar a vitalidade, esta energia tem de circular livremente e sem bloqueios dentro do nosso corpo. Quando existe algum bloqueio ou restrição de "prana", o resultado é doença, que pode manifestar-se de forma física, emocional ou mesmo espiritual (impedindo o processo espiritual da pessoa). O objectivo principal da massagem Thai é desimpedir estes bloqueios e permitir a energia vital fluir livremente ao longo das linhas Sem. Tal como o Yoga, a massagem Tahi, reconhece 72.000 canais de energia (ou nadis), sendo as Sip Sem (as 10 Sem) as mais importantes, das quais 3 são as principais - estando directamente ligadas aos Chakras (centros vitais de energia) principais. Devido ao trabalho energético no corpo, a massagem Thai produz um efeito altamente terapêutico que ajuda no alívio de muitos problemas comuns, tal como dores lombares, artrite, enxaquecas, problemas digestivos, menstruação e problemas de menopausa, problemas relacionados com stress, dando também uma sensação global de relaxamento que ajuda a pessoa a lidar melhor com assuntos do foro emocional.
Embora bastante dinâmica, a massagem Thai é altamente relaxante, restabelecendo o equilíbrio natural do corpo e da mente. Tal como qualquer outra prática de Yoga, a circulação sanguínea e linfática aumenta e os órgãos internos são estimulados, ajudando a fortalecer o sistema imunitário, reequilibrar o sistema endócrino e libertar toxinas do corpo. Em adição, a variedade de estiramentos e exercícios de isolamento de articulações ajuda a aumentar a mobilidade e flexibilidade das mesmas, respeitando sempre o tipo de corpo e o nível de flexibilidade de cada um.

Estiramentos e alongamentos

Os praticantes de Yoga, em especial, encontram na massagem Thai uma nova dimensão de complemento de sua prática individual. Os suaves estiramentos e alongamentos do corpo que esta técnica proporciona, ajuda a melhorar o desmpenho de atletas, bailarinos, praticantes de artes marciais e, em geral, todos aqueles que precisam de tornar seu corpo mais disponível.
Os estiramentos também aumentam a densidade capilar, ajudando a libertar ácido láctico, isto é particularmente importante na "nossa" cultura que tem tendências a enfatizar movimentos mais agressivos dos músculos, resultando na produção de altas quantidades de ácido láctico nas fibras musculares. Mais ainda, os estiramentos aumentam a temperatura dos tendões, tendo um efeito protector sobre os mesmos. Os estiramentos conseguidos numa massagem Thai também libertam substâncias químicas dentro do sistema nervoso designadas por endorfinas, que acabam de oferecer resistência à dor, promovendo ainda mais resposta ao relaxamento dos músculos e criar poderosas sensações de bem-estar.
A massagem tahi é descrita por alguns como Hatha Yoga assistido (em terminologia popular - o Yoga do perguiçoso). Durante uma sessão, o terapeuta toma particular atenção ao nível de flexibilidade e respiração do paciente enquanto o vai levando de posição em posição.
(...)
Na Ásia, as pessoas são em média mais pequenas, mais flexíveis e por esta razão, a massagem Thai concentra-se 75% na parte inferior do corpo e nas pernas. No Ocidente, as pessoas são mais sedentárias, e seus corpos maiores e mais pesados. Também devido à natureza da sua vida no ocidente, sessões mais longas de massagem Thai Yoga não são praticadas. A massagem Thai no ocidente precisa de repartir o seu foco de forma igual: 50% na parte inferior e 50% na parte superior, numa sessão de 60 a 90 minutos vs a sessão típica de duas horas (ou mais) na Tailândia."
in, revista "Estética Viva", Out-Nov 2004

No comments: